Previsões e desafios para a safra 2024/25 diante do fenômeno La Niña

por | mar 19, 2024 | Previsão do tempo, Previsão do tempo Destaque | 0 Comentários

O ano de 2023 foi marcado pelo Fenômeno El Niño, trazendo desafios significativos para os produtores em todo o Brasil. Agora, enquanto o El Niño perde força e caminha para uma transição, uma nova preocupação surge: o Fenômeno La Niña, que ao longo da primavera, deve ganhar força, sendo estimada uma intensidade de fraca a moderada.

Segundo o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio, caso o La Niña se forme e comece a influenciar o clima na primavera de 2024, a primeira mudança significativa será observada no início do regime de chuvas. “O regime de chuvas só deverá se instalar de fato no Brasil central e norte ao longo da segunda quinzena de outubro. Normalmente, em anos sem a influência de qualquer um desses fenômenos, as chuvas iniciam-se no final de setembro. Com o atraso no início das chuvas no centro-norte do país, a tendência é de chuvas mais frequentes no sul”. 

Além disso, as projeções indicam temperaturas abaixo da média e chuvas mais regulares ao longo do ano, até mesmo no sul. Mas ainda há expectativas e preocupações sobre os impactos do ano anterior.

Quando se pensa em um clima sob a influência da La Niña, geralmente se imagina muitas chuvas para a região centro-norte do Brasil e estiagens severas no sul. No entanto, muitas vezes a realidade não corresponde a essa expectativa. Isso se deve ao fato de que esses fenômenos não são os únicos e exclusivos influenciadores do clima. Existem diversos outros fatores climáticos que podem atenuar, ou até mesmo amplificar, os efeitos desses fenômenos. Um exemplo é a temperatura das águas do Oceano Atlântico nas regiões que banham a costa brasileira“, disse o agrometeorologista. 

No entanto, ainda é muito cedo para fazer qualquer prognóstico assertivo sobre como será o clima ao longo de toda a safra 2024/25. “Principalmente ao tentar prever a segunda metade da primavera e, principalmente, o verão de 2025. Entretanto, em todos os anos em que o clima estava sob influência de um primeiro episódio da La Niña, as safras foram ótimas, pois houve ocorrência de chuvas favoráveis ao longo de todo o período. E esta será a primeira ocorrência de La Niña”, explicou Marco Antonio.

O que configura uma La Niña?

Esse resfriamento anormal das águas impacta nos padrões climáticos globais, desencadeando uma série de efeitos em várias partes do mundo. “O fenômeno climático La Niña ocorre quando as águas da região equatorial do Oceano Pacífico estão mais frias do que o normal, especialmente na região central do Pacífico”, informou Marco Antonio. 

Leia também