El Niño: mês de novembro registrou chuvas acima da média no Sul

por | nov 24, 2023 | Agropecuária Destaques, Previsão do tempo, PREVISÃO DO TEMPO, Previsão do tempo Destaque | 0 Comentários

Se na região Centro-Oeste o fenômeno El Niño tem ocasionado o atraso do plantio da soja, por conta da ausência das chuvas e das altas temperaturas, no Sul o mês de novembro foi de muita chuva. A região chegou a registrar chuvas acima da média e ao longo do mês os temporais foram constantes, com granizo e rajadas de vento.

Essas chuvas causaram enchentes e óbitos em várias cidades, em especial nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O El Niño tem atuado na região Central do Oceano Pacífico, com intensidade forte e atingiu ao longo de novembro o seu maior valor semanal de anomalia – diferença entre o valor observado e a média – da temperatura da superfície do mar, com 1,9ºC acima da média de 1991 – 2020.

Os modelos do Inmet apontam os acumulados de chuva significativos registrados na região Sul, ao longo do mês de novembro. O mês foi de grande volume de chuva, em especial, entre o norte do Rio Grande do Sul e a metade oeste da região Sul.  De acordo com Inmet, entre os dias 9 e 18, os temporais ficaram concentrados entre o norte gaúcho e sul de Santa Catarina, causando transtornos em diversas bacias hidrográficas destes estados.

Gráficos Inmet

 

 

 

 

 

 

 

 

As imagens de  satélite mostram os indicativos de chuvas intensas (tons em vermelho), com nuvens carregadas que provocaram queda de granizo, vendavais e grande incidência de descargas elétricas (raios) na região. 

 

 

Leia também