Conab reduz projeção as safra brasileira de grãos 22/23

por | jan 12, 2023 | Agenda Agrícola, Agenda agrícola Destaque, Agropecuária Destaques, Milho, Soja, Trigo | 0 Comentários

A Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, divulgou hoje novo boletim o informativo sobre a expectativa da safra brasileira de grãos, estimada agora em 310,9 milhões de toneladas. Em dezembro, a companhia havia projetado a safra em 312 milhões de toneladas, mas por questões climáticas, em especial no Rio Grande Sul, o impacto esperado na soja e no milho é grande.

“O início da semeadura sofreu um leve atraso, influenciado pelo excesso de chuvas e baixas temperaturas em parte dos estados das regiões Sul e Sudeste. Houve também restrições hídricas, aliadas à baixa umidade do solo em parte da região Centro-Oeste e no Matopiba, mas o plantio foi finalizado dentro do calendário agrícola”, destaca a superintendente de Informações da Agropecuária da Conab, Candice Romero Santos.

Mas precisamos destacar que mesmo que com essa redução na projeção, a expectativa continua sendo de recorde com um incremento de 14,5% ou 39 milhões de toneladas a mais que devem ser colhidas este ano em comparação com o ano passado.

Soja: A projeção da Conab para a soja brasileira ficou em 152,7 milhões de toneladas número que representa uma safra 22%  maior que a anterior. O desenvolvimento das lavouras é considerado satisfatório em grande parte das regiões, com precipitações ocorrendo em bom volume e periodicidade. “Porém, principalmente no Rio Grande do Sul, a má distribuição das chuvas, tanto em volume como em regularidade, afeta o potencial das lavouras na maioria das regiões. Já em Mato Grosso, as chuvas volumosas e abrangentes nas principais regiões produtoras favoreceram o desenvolvimento das lavouras no maior estado produtor do grão”, reforça o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro.

Milho: Para a cultura do milho, a Conab projeta uma safra de 26,46 milhões de toneladas, um dado 5,7% maior do que foi produzido na temporada anterior. E se tratando do clima, as condições variaram nas regiões produtoras, com excesso de precipitações em Goiás e Minas Gerais, e baixos volumes ou mesmo ausência de chuvas no Maranhão e no Sul do Brasil.

Trigo: O trigo teve a colheita encerrada recentemente e a Conab destacou em seu boletim o aumento de 12,7% na área plantada que colaborou para a produção recorde de 9,8 milhões de toneladas na última safra. Precisamos destacar que foi uma safra 27% maior que a anterior.

 

Leia também