Alimentação para Suínos é servida por robôs

por | fev 28, 2023 | Agropecuária Destaques, Tecnologia, Tecnologia Destaque | 0 Comentários

Tecnologia veio para aliviar questões trabalhistas e aumentar a produtividade

No ano passado, a equipe da Embrapa (aves e suínos) realizou um estudo para determinar a estratégia nutricional mais eficiente para suínos. Utilizando os robôs agrícolas da Roboagro, distribuíram uma quantidade exata de ração em quatro porções com quantidades diferentes e o estudo constatou que essa abordagem resultou em uma economia média de R$ 15 por animal e na melhoria dos índices pecuários.

Cerca de 750 suínos mestiços de uma fazenda mestiça industrial em Erechim (RS) foram testados e se beneficiaram da dieta de quatro porções, com cada porção representando 56% do total necessário para alimentação diária. A Embrapa também realizou um experimento semelhante em 832 suínos de uma fazenda em Presidente Castello Branco (SC) e concluiu que os melhores resultados foram obtidos com cinco tratamentos diários e diferentes tamanhos de porções. Os robôs utilizados pela Embrapa ajudaram a aliviar os potenciais desafios trabalhistas com os horários destinados à alimentação dos animais e permitiram a distribuição precisa da ração em todas as fases do ciclo de vida dos suínos.

Além disso, o CEO da Roboagro, Giovani Molin, destacou que o estudo também mostrou que os suínos exigem mais alimentos em horários mais frescos, quando a maior parte da comida é oferecida, o que evita o desperdício e melhora o bem-estar do animal. A alimentação representa cerca de 80% dos custos da suinocultura brasileira. Molin salienta que o estudo também mostra que os animais demandam mais alimento nos horários mais frescos, quando justamente está sendo oferecido o maior volume de ração. “Dessa forma, evita-se o desperdício e melhora o bem-estar animal”, realça o executivo.

Leia também