Reportagem do Play no Agro abre portas para estudos científicos

por | jul 6, 2023 | Editoria Especial, Editoria Especial Destaque | 0 Comentários

O poder da reportagem pode sempre ir além. No ano passado, o Play no Agro visitou uma propriedade em Cambuquira que se dedica ao cultivo de lavanda e café. Os produtores investem há algum tempo na extração do óleo de lavanda e no turismo rural.

Na ocasião, estivemos presentes para registrar o uso do óleo de lavanda no manejo da lavoura de café, que está sendo colhido este ano. O resultado desse registro foi que essa reportagem chegou aos estudiosos, que, por meio de um trabalho de pesquisa, comprovaram a eficiência do uso do óleo de lavanda no combate à bactéria da tuberculose. O professor Francisco Eduardo de Carvalho Costa, da Bio Eco Evolution, Pesquisa em Biodiversidade, iniciou os estudos, que foram registrados em um artigo internacional.

Além da extração do óleo, a linda e perfumada lavoura de lavanda também tem sido explorada para proporcionar uma experiência incrível associada ao turismo rural. Na região, é possível desfrutar de um lindo passeio de frente para a Serra do Piripau, um dos pontos mais altos de Cambuquira, cercado também pela Serra da Mantiqueira de Minas.

Lavoura de lavanda fica de frente a Serra do Piripau em Cambuquira

 

 

 

 

 

 

 

 

No sítio, a família de Luciana Abreu investe não só na extração do óleo de lavanda, mas também no cultivo de quiabo, café, macadâmia e semente de uva. A extração do óleo de quiabo, por exemplo, é uma novidade no Brasil. Essa família está sendo pioneira nessa extração, que pode ter diversas finalidades, como cosméticos, indústria alimentícia e até mesmo a indústria farmacêutica. Para a produtora, o sentimento é de satisfação com o resultado de um trabalho feito com muito amor. “Ficamos muito felizes em saber até onde pode chegar o trabalho que realizamos com tanto amor“, disse Luciana.

Veja a reportagem completa: 

Leia também