Previsão aponta possibilidade de granizo novamente no Sul de Minas

por | nov 9, 2022 | Agropecuária Destaques, Clima, Previsão do tempo, Previsão do tempo Destaque | 0 Comentários

A chuva de granizo que atingiu o Sul de Minas na tarde de ontem, trouxe estragos e preocupação para a região. Isso porque segundo a previsão da Rural Clima, existe a possibilidade de que novas chuvas de granizo sejam registradas nessa quarta-feira novamente.  Segundo o agrometereologista da Rural Clima, Marco Antonio, a situação preocupa, devido a ocorrência constante das tempestades de granizo. Essa é a quarta vez que a região tem ocorrência dos tipo. “Realmente está ficando meio recorrente, toda vez que chove no Sul de Minas, em algum lugar está tendo ocorrência de pedra”.

A atmosfera mais seca e fria, com a ausência de chuva nos últimos dias e as temperaturas baixas por conta da massa de ar polar, teriam sido o principal motivo das chuvas de ontem.  “Agora, com a chegada dessas áreas de instabilidade crescendo, não só no Sul de Minas, mas também no Cerrado Mineiro, tivemos um choque de massas e isso fez com que houvesse a queda de granizo. E dessa vez um granizo maior, uma chuva com pedras grandes e trazendo muita destruição nas cidades e na zona rural”.

Das ocorrências registradas ontem, uma sequência de municípios foram atingidos pelas chuvas, dentre eles, destaque para: Careaçu, Heliodora, Lambari, Jesuânia, Campos Gerais, Olímpio Noronha, Poço Fundo e Bom Jesus da Penha. Nesses municípios houve estragos em cafeeiros, com lavouras desfolhadas, além de outras culturas atingidas.

De acordo com a Rural Clima, há possibilidade de novas chuvas de granizo nessa quarta-feira. “O problema é saber onde vai cair exatamente com uma antecedência grande. Mas, há previsão de chuvas para hoje no Sul de Minas e elas podem ocorrer, porque a atmosfera está muito fria.  Então o produtor tem que ficar ciente disso”.

Para os próximos 15 dias o agrometereologista destaca a regularidades das chuvas com uma atmosfera mais úmida e com temperaturas mais elevadas. “Com esse cenário a possibilidade de granizo é bem menor”.

Leia também