O futuro chegou com Robô que planta florestas

por | mar 22, 2023 | Agenda agrícola Destaque, Tecnologia, Tecnologia Destaque | 0 Comentários

Empresário brasileiro é o idealizador que promete parceria para aprimorar o processo de plantio e atender diversas culturas 
A tecnologia robótica já é uma realidade e entrará no mercado em julho para ser utilizada no plantio de árvores no Brasil. Um exemplo é o criado pelo dono da Mahogany Roraima, Marcello Guimarães, e pela fabricante de máquinas Incomagri. A máquina possui uma correia transportadora deslizante que reduz os erros de plantio e é projetada para florestas comerciais ou restaurações florestais.
No formato atual, a máquina ainda pode ser usada em qualquer bioma. Guimarães avalia que a solução também poderá ser utilizada no plantio de mudas pré-brotadas e cana-de-açúcar (“MPB”), atividade que ainda é predominantemente manual.
A máquina é capaz de plantar até 3.000 mudas por dia, podendo ser monitorada por meio de um sistema de software que acompanha o plantio e o crescimento de árvores. Embora a tecnologia de plantio robótico possa aumentar a eficiência e reduzir os custos de mão-de-obra, é importante notar que ela ainda não é capaz de plantar culturas como milho ou girassóis, por exemplo, e não pode cuidar do plantio de árvores frutíferas.
Outros testes estão em andamento e a empresa pretende se apresentar em feiras e eventos esta tecnologia.
A companhia espera entrar no mercado de forma agressiva. Uma máquina sem suspensão inteligente deve custar R$ 2,98 milhões, o valor foi calculado para que entre na despesa básica das empresas de papel e celulose com o custo de substituição de máquinas antigas.

Leia também