Nematoides, o câncer das lavouras de soja

por | jul 11, 2023 | Agropecuária Destaques, Tecnologia, Tecnologia Destaque | 0 Comentários

O Play no Agro ouviu produtores, pesquisadores e especialistas que travam uma batalha contra os nematoides da soja, que neste tipo de produção são vermes microscópios que atacam as raízes, afetando a produtividade e causando prejuízos aos produtores. Com muito estudo e tecnologia, o campo conta agora com o tratamento de sementes. Uma ação preventiva contra pragas e doenças da soja.

No Paraná, a professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Maringá, Cláudia Dias-Arieira, atua na área de manejo de nematoides com ênfase no controle biológico e cultural. Ela explica como funciona a ação dos nematoides na soja, relatando os danos diretos que atingem as raízes das plantas que comprometem a absorção de água e nutrientes. “O ataque de nematoides é radicular, mas percebido na parte aérea da planta, plantas subdesenvolvidas, amarelecimento, falha de estande e morte da planta”, analisa. Para a Arieira, os prejuízos causados na soja não dependem apenas dos nematoides presentes naquela área, pois existem efeitos indiretos que podem contribuir para o maior ou menor prejuízo, por isso é importante o manejo correto da questão para não afetar a produtividade.

Já para o controle do nematoide, Fernando Godinho, especialista no tema, diz que o problema em questão está em perceber que a planta sofre com estes microrganismos, por ficarem abaixo do nível do solo, por isso o tratamento de sementes é um seguro que garante proteção à planta.

“Para conseguir expressar o seu máximo potencial produtivo, o tratamento de sementes é um seguro que dá condições para que essas plantas tenham um bom desenvolvimento inicial”, afirma Godinho.

Para o produtor rural do sul do Brasil, Alex, a solução é trabalhar ano a ano na questão das sementes. O produtor experimentou o plantio após o ataque de nematoide e afirma que sem esse preventivo, não haveria uma boa formação de lavoura. “Um bom controle do nematoide nessa área, se não tiver boa semente não produz. Começa enchimento de grão e ao mesmo tempo começa a morrer as planas.

O gerente de pesquisa da Syngenta, André Batiega, explica a importância do estabelecimento de um tratamento de sementes adequado. Por mais de 20 anos, o pesquisador esteve à frente de pesquisas que chegaram no “Avicta Completo”, produto que atua na semente ainda em germinação. “Isso é uma proteção fundamental para evitar os danos causados por nematoides, protegendo a planta do estresse biótico (nematoide) e abiótico (clima). Isso faz com que a planta cresça protegida e desenvolva a parte de raízes e aérea, gerando produtividade”, finaliza.

Leia também