LEITE: Brasil importou 154 mi em setembro; preço pago ao produtor teve queda de 6,8%

por | out 20, 2023 | Agropecuária Destaques, Leite, Mercado, Mercado Destaque | 0 Comentários

No acumulado anual queda no preço pago ao produtor já chega a 13,6% 

Na cadeia leiteira, o preço do leite pago ao produtor registrou uma nova queda. Em agosto, o setor registrou a quarta queda consecutiva de preço, recuando 6,8% em comparação com o mês de julho. O preço médio do litro do leite ficou em R$2,25 a nível Brasil, segundo levantamento mensal do Cepea.

Ainda segundo o Cepea, o valor é 29,4% menor do que os preços registrados no mesmo período no ano passado. O resultado trouxe o acumulado do ano em queda, chegando a 13,6%, e as pesquisas do Cepea indicam que essa tendência de queda deve continuar em setembro, podendo ficar entre 5% e 10% na média nacional. O levantamento já aponta, inclusive, que o mês de setembro manteve a tendência de baixa.

Houve queda nas importações, com oscilações nas negociações, porque o Brasil já tinha grande estoque nos canais de distribuição. Essa queda nas importações foi de 21,8% quando comparamos o mês de setembro com agosto. As importações neste mês somaram 154 milhões de litros. O volume também é menor em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o Secex, esse recuo nas importações está atrelado ao aumento da disponibilidade interna e à queda generalizada dos preços ao longo da cadeia produtiva brasileira.

Em relação aos COE – Custo Operacional Efetivo do setor, tivemos um aumento de 0,56% na média nacional (formada pelas bacias leiteiras de BA, GO, MG, SC, SP, PR e RS). Essa foi a segunda elevação mensal consecutiva do COE, explicada principalmente pela valorização de insumos produtivos, como adubos, corretivos e diesel, durante o mês.

Leia também