Inteligência Artificial em campo no monitoramento da cana-de-açúcar

por | ago 23, 2023 | Agropecuária Destaques, Tecnologia, Tecnologia Destaque | 0 Comentários

A inteligência artificial e o agronegócio deixou de ser uma incógnita entre os brasileiros. A cada dia que passa o mercado revela como o conceito de IA – Inteligência Artificial chega para somar a mão de obra humana e não a substituir.

Uma dessas tecnologias que exemplifica bem o novo cenário, é o monitoramento da matocompetição dos canaviais, que demonstram a capacidade da Inteligência artificial em colaborar com os profissionais do setor. Através do uso de ferramentas deste tipo, os processos podem ser aperfeiçoados e otimizados, proporcionado mais tranquilidade e segurança às operações no campo.

Tradicionalmente realizados por equipes técnicas, o monitoramento tem o objetivo, de tempos em tempos, percorrer parte dos talhões para verificar como a infestação de plantas daninhas evoluiu, como os tratamentos funcionaram além de constatar a saúde geral da cultura. Segundo o engenheiro agrônomo, Lucas Geraldini, é aí que entra a adoção de ferramentas digitais, com o objetivo de auxiliar nesta etapa tão importante do cultivo da cana-de-açúcar e que demanda tempo e conhecimento para seu sucesso.

“Soluções como esse monitoramento digital, não substituem a experiência que a equipe técnica da fazenda já possui. Na verdade, ela permite que o profissional possa focar em seu maior diferencial, o intelecto humano, a capacidade analítica de estudar cenários imprevisíveis, de entender as múltiplas variáveis envolvidas e de tomar uma decisão que nenhuma tecnologia ainda é capaz de mimetizar. O foco é a utilização da tecnologia para coleta de dados e informações de forma mais precisa, rápida, automática, poupando tempo e para que ele faça escolhas melhores”, diz o especialista.

O engenheiro agrônomo traça um paralelo desta abordagem com uma situação habitual já presente em nosso dia a dia. “Muitas vezes já conhecemos um determinado trajeto ao dirigir. Porém, ao sair de casa, ainda assim ligamos um aplicativo que emite alertas sobre as condições da estrada, como um acidente ou um veículo parado no acostamento. Assim, podemos mudar a rota, ou nos preparar para essas situações adversas. Isso demonstra que quanto mais informações temos, mais seguro é, consequentemente conseguimos nos antever aos problemas”, explica. Também é assim quando falamos de algumas atividades no agro, que com informações mais precisas e em tempo real sobre as condições do campo possibilitam uma resposta proativa a problemas e uma gestão mais informada e segura das operações agrícolas.

Leia também