Gripe aviária: quais os impactos para a carne de frango brasileira?

por | maio 16, 2023 | Agenda Agrícola, Agropecuária Destaques, Aves | 0 Comentários

O Brasil registrou ontem o primeiro caso de gripe aviária em aves silvestres no litoral do Espirito Santo. O caso foi anunciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

O analista de Safras e Mercado Fernando Iglesias explica que a ocorrência em um ponto de vista mercadológico não traz consequências para o Brasil. “O impacto por enquanto é quase inexistente, foram dois animais silvestres, e isso não afetou granjas comerciais, logo não vai acarretar em nenhum problema. Nenhum país deve impor restrições aos produtos avícolas do Brasil. Isso não muda também nosso estado sanitário”.

Ainda sob o ponto de vista mercadológico, o Brasil possui papel estratégico e importante na produção da carne de frango. O analista destaca o estado sanitário controlado rigorosamente em toda cadeia produtiva do país. “Se aparecerem mais casos, ocorrerão em aves selvagens ou talvez em aves de fundo de quintal, mas isso não afeta o estado sanitário brasileiro, e estamos muito preparados para suportar esse tipo de crise, porque temos um protocolo rigoroso que seguimos à risca. O Brasil é possivelmente o país mais preparado para lidar com esse problema, em escala global.  Diante de tudo que temos em relação a produção e carne de frango, exportação de carne de frango, o Brasil ocupa um papel central nesse mercado em escala global e um papel muito relevante quando falamos em sanidade animal”.

Leia também