Gripe aviária: menina de 9 anos é infectada no Equador.

por | jan 11, 2023 | Agropecuária, Agropecuária Destaques, Aves, Mercado, Mercado Destaque | 0 Comentários

Brasil se movimenta para evitar foco da doença

O vírus da gripe aviária é encontrado em criança de nove anos. De acordo com o Ministério da Saúde do Equador este é o primeiro caso de transmissão humana da gripe na região. A descoberta marca um caso raro de infecção após o país declarar emergência de sanidade animal.

A agência de notícia Reuters fez uma declaração e informou que a doença humana causada por infecções por gripe aviária variou de nenhum sintoma leve da doença para um quadro grave resultando em morte, segundo o Centro de Controle de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos, que reforça que a propagação ente os seres humanos é muito rara.

O monitoramento estava sendo feito em humanos e nos animais na região onde a criança foi infectada na província central de Boliviar, reforça o Ministério da Saúde do Equador.

Por conta da propagação da doença, vários países estão em Alerta. No ano passado dezenas de milhares de aves foram abatidas nos Estados Unidos que também relataram em 2022 o primeiro caso humano.

No Japão, nesta semana,  foram mais de 10 milhões de frangos abatidos. No sudoeste do Japão, na região de Miyazaki, o número total de frangos abatidos é calculado em 10,08 milhões, superando os 9,87 milhões abatidos entre novembro de 2020 e março de 2021. O número de focos no país chegou a 57, e superou o recorde da temporada de 2020.

 

No Brasil, apesar do país não ter registros de ocorrências da doença, as entidades como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) que atua em mais de 94% dos municípios mineiros,  vai reforçar as medidas de prevenção – coordenadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), contra a influenza aviária no estado.

Já a Secretaria de Estado e Abastecimento, Seapa, acionou o Sistema de Agricultura para atuar na frente de prevenção e vigilância contra a doença. A movimentação tem o objetivo de prevenir contra a gripe aviária que afeta principalmente aves domésticas e silvestres.

Extencionistas da Emater receberam orientações técnicas do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sobre a forma de proceder caso ocorra algum foco da doença no estado.

De acordo com gerente do Departamento Técnico da Emater-MG, Milton Nunes, o fato do Brasil ser o maior país exportador de carne de frango do mundo justifica a intensificação da vigilância nas granjas.

 

Leia também