Grãos: produção pode ter um novo recorde na safra 2022/23

por | jun 13, 2023 | Agenda Agrícola, Agenda agrícola Destaque, Agropecuária, Agropecuária Destaques, Plantio, Soja, Trigo | 0 Comentários

A produção de grãos no Brasil pode chegar a 315,8 milhões de toneladas na safra 2022/23. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento, Conab, que mostra um possível recorde de produção com um aumento de 15,8%. Em volume esta alta representa 43,2 milhões de toneladas. De acordo com o 9º levantamento da Safra de Grãos, este número é superior ao estimado ao ciclo anterior. O documento também informa que a área destinada para o plantio mostra um crescimento de 4,8% em relação ao ciclo de 2021/22, sendo estimada em 78,1 milhões de hectares.  

O presidente da Conab, Edgar Pretto, destaca que “esta estimativa marca um recorde na produção de grãos no país, reafirmando o campo agrícola como um setor fundamental para o desenvolvimento brasileiro”. 

Como destaque a soja apresenta o maior crescimento neste ciclo. A colheita está praticamente finalizada com cerca de 99% da área plantada e a estimativa é que o volume chegue a 155,7 milhões de toneladas. Se comparado com a temporada passada o resultado da produção chega a ser 24% maior, aproximadamente 30,2 milhões a mais de toneladas colhidas. 

Segundo o gerente de Acompanhamento da Safras da Conab, Fabiano Vasconcelos, o estado do Mato Grosso se destaca como principal produtor da cultura e registra um novo recorde para safra da soja com a maior produtividade do país sendo de 4,020kg por hectare.  

A produção do milho também não ficou de fora da projeção e para a cultura também é previsto um novo recorde na produção que pode chegar a 125,7 milhões de toneladas. Se somarmos as três safras ao longo do ciclo, este crescimento é de 11,1% acima do volume produzido na safra de 2021/22, ou seja, 12,6 milhões de toneladas. E para segunda safra que já está em fase inicial de colheita, a produção está estimada em 96,3 milhões de toneladas.  

Para as culturas de inverno como o trigo,  a área semeada já atinge 46,9% no país. Isso representa um crescimento de 9,7% na área plantada. A cultura pode alcançar 3,4 milhões de hectares, o que resulta em uma produção de 9,8 milhões de toneladas.   

Leia também