Frutas estão com preço em alta, diz Conab

por | fev 17, 2023 | Agropecuária Destaques, Mercado, Mercado Destaque | 0 Comentários

O aumento pode ser percebido nos supermercados de todo país

 O Brasil é um dos países com maior produção de frutas do mundo. Os preços das frutas no Brasil variam dependendo da região, local de produção e da época do ano. De acordo com o levantamento de preços feito pela equipe Hortifruti/Cepea e também da Conab, as frutas e hortaliças mais comuns e consumidas no Brasil tiveram aumento. Os números foram indicados num boletim publicado hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), dentro do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort).

Nada doce, a banana nanica e prata, laranja, maçã e melancia, por exemplo, têm preços elevados de mercado. A melancia, por exemplo, subiu 47%. Para o mamão, embora a oferta da variedade formosa tenha aumentado, a colheita do papaya foi menor devido às chuvas. Assim, na praça capixaba, a cotação avançou 20,9%, a R$ 4,61 o quilo. Já a maçã, continua em alta, R$ 8,77 o quilo.

A horta

Enquanto isso, a cebola teve uma queda expressiva de -35,13% em relação à média de dezembro de 2022, sendo o principal motivo o aumento da oferta de cebola do Sul do país. Além disso, o tomate também teve uma queda expressiva de -6,26% em relação a dezembro de 2022. O tomate fechou numa média baixa, em janeiro, quase 24% menor o seu valor. Já a batata subiu cerca de 2,3 em janeiro o que tem reflexo devido às chuvas em excesso que atrapalharam a produção.

Leia também