Frio atípico e possibilidade de geada marca começo de novembro

por | out 28, 2022 | Agropecuária Destaques, Clima, Previsão do tempo, Previsão do tempo Destaque | 0 Comentários

A expectativa pelo plantio da soja e do milho, tem voltado todos os olhos para a região Sul. As chuvas intensas que vem atingindo a região desde o início de outubro, tem limitado o plantio para a safra 23.  E no mês de novembro, a região segue no radar do clima frio. Uma frente fria, seguida de uma  forte massa de ar de origem polar, deverá ocasionar uma queda brusca das temperaturas em quatro regiões, incluindo o Sul do Brasil. 

Encerrando outubro, na segunda-feira (31), o frio persiste no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina.  Essa mesma onda de ar frio atingirá o Paraná, o Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo.  A massa de ar frio também chegará ao Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país entre segunda e terça-feira 1º. O sul dos estados, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás e Amazonas devem registrar temperaturas baixas. 

Segundo o Inmet, a intensa e atípica massa de ar frio deve atuar no Brasil até o fim de semana, com possibilidade de temperaturas negativas e geada até quinta-feira (03), principalmente em regiões mais altas do Rio Grande do Sul. 

Previsão de temperatura mínima para o início da manhã de quarta-feira (2), quando a massa de ar frio atinge os estados de Rondônia, Acre e Amazonas, na Região Norte do Brasil. Fonte: Inmet 

 

Mapa apresenta uma tendência de formação de geada ao amanhecer da quarta-feira (02) indicando, por enquanto, chance de geada forte em áreas das Serras Gaúcha e Catarinense. Fonte: Inmet 

Leia também