Fenec: Professor destaca exageros e erros na fermentação de café

por | ago 25, 2022

Processo de qualidade na pós-colheita foi tema de palestra na Fenec 2022. O professor Leandro Paiva, do Instituto Federal Sul de Minas, palestrou durante o evento sobre o assunto e levanto pontos críticos que teriam prejudicado a qualidade da bebida de café neste ano e no ano passado.

“O acompanhamento das lavouras, o ponto certo de colheita e o uso dos maquinários, que precisam estar regulados corretamente. Esses são alguns pontos que discutimos. Mas precisamos lembrar que um ponto que o pessoal errou muito foi o uso correto dos equipamentos, principalmente na secagem, o que prejudicou vários lotes de café, porque não souberam fazer de forma adequada”.

E a tão falada fermentação também foi motivo de alguns erros entre os produtores. O professor ressaltou que a maioria desses processos começaram nas fazendas de forma empírica. “Ficou tudo muito ruim no começo, e agora o pessoal tem adequado algumas receitas que tem ficado melhor. Mas é importante ressaltarmos que a academia tem trabalhado em soluções, com equipamentos, qualidade, inteligência artificial e processos controlados que tem melhorado muito o processo”, explicou.