Estado devem declarar estado emergência zoosanitária

por | jul 21, 2023 | Agenda Agrícola, Agenda agrícola Destaque, Agropecuária Destaques, Aves | 0 Comentários

Na quinta-feira, 20 de julho, ocorreu uma reunião entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, governadores e representantes dos estados e Distrito Federal. Durante o encontro, foi enfatizada a necessidade de os governos estaduais declararem estado de emergência zoosanitária e intensificarem as medidas para conter o avanço da gripe aviária.

Com a declaração do estado de emergência pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, é possível mobilizar recursos da União e promover a colaboração entre diversos ministérios, órgãos governamentais e entidades não governamentais, em todas as esferas do governo.

No entanto, é fundamental que os estados e municípios também adotem medidas similares para terem acesso aos recursos necessários, como força de trabalho, logística, materiais e tecnologia, a fim de enfrentar a situação da gripe aviária.

Apesar de não terem sido registrados casos da doença em aves de granjas comerciais destinadas ao consumo até o momento, o Brasil já está enfrentando os primeiros impactos comerciais.

O Japão, que é o segundo maior destino das exportações de carne de frango brasileira, decidiu temporariamente suspender as compras de produtos originários do Espírito Santo e Santa Catarina.

Somente no primeiro semestre deste ano, o Brasil exportou um total de 2,629 milhões de toneladas de carne de frango. Deste montante, 219,8 mil toneladas foram adquiridas pelo Japão, representando um aumento de 8,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já Santa Catarina, o segundo maior exportador de frango do país, enviou 545,5 mil toneladas para o mercado externo durante o mesmo período.

Leia também