Dia Mundial do Meio Ambiente: Brasil Destaca-se na Preservação com Código Florestal e Setor Cafeeiro

por | jun 5, 2024 | Editoria Especial, Editoria Especial Destaque | 0 Comentários

 

No dia 5 de junho, o mundo volta suas atenções para o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo crucial de sensibilizar e mobilizar a população global em torno dos desafios ambientais que enfrentamos e das ações necessárias para promover a preservação e o desenvolvimento sustentável.

No Brasil, uma das contribuições mais relevantes para a preservação ambiental é o Código Florestal, que estabelece que todas as propriedades têm o dever de preservar a vegetação nativa. Segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), 66% dos territórios brasileiros são preservados, uma porcentagem superior à dos 27 países do continente europeu combinados. Desses 66%, 33,2% são áreas preservadas dentro das propriedades rurais.

De acordo com o CEO do Cecafé, Marcos Matos, as porcentagens de preservação são diferenciadas conforme o bioma: 20% na Mata Atlântica, 35% no Cerrado quando há áreas de transição com a Amazônia, e 80% na Floresta Amazônica. “Olha a magnitude da preservação pela qual o produtor é responsável. O Brasil é um exemplo de preservação ambiental dentro das propriedades rurais”, destacou Matos.

A preservação envolve todas as culturas agrícolas, mas um destaque significativo é o café. Estudos da Embrapa Territorial, com base em dados do Cadastro Ambiental Rural, indicam que as áreas produtoras de café no Brasil superam as exigências estabelecidas pelo Código Florestal. “Das regiões produtoras de café, se avaliarmos todas as preservações ambientais que são feitas, temos uma área equivalente a 1,25 vezes o tamanho da Suíça. Olha que número expressivo. E se somarmos as áreas preservadas das regiões produtoras, a vegetação nativa representa um índice de desenvolvimento humano maior”, explicou Marcos.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é um lembrete da responsabilidade global em relação à preservação ambiental. As práticas sustentáveis implementadas no Brasil, como em outros países, especialmente no setor agrícola, mostram que é possível aliar produção e conservação. Por isso, o compromisso deve ser em respeito às leis ambientais para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.

 

Leia também