Culturas intercalares ganham espaço em fazendas no Sul de Minas

por | ago 31, 2022 | Agropecuária Destaques, Café, Milho, Soja, Tecnologia, Tecnologia Destaque | 0 Comentários

O plantio de culturas intercalares vem sendo incentivado pela Emater em muitas fazendas do Sul de Minas, que tiveram as lavouras atingidas por geadas e estiagens em 2021.

As culturas intercalares, além de servirem como nova fonte de renda, também contribuem para um bom manejo de solo.

“No ano passado tivemos eventos climáticos severos, como a seca e depois a geada. Muitas lavouras tiveram que ser podadas e o produtor ficou sem renda, mais uma alternativa para as culturas intercalares. A gente viu que aumentou muito o cultivo de soja, na linha do cafeeiro, milho, feijão, arroz, entre outras. Uma opção de renda que o produtor teria, para esse ano, que não teria a colheita do café. Aliado a isso, a gente ainda tem feito trabalhos com o manejo com plantas de coberturas, como, Nabo, Guandu, Branquiara, entre outras. Com isso visamos ai, a ciclagem de nutrientes e utilização de nitrogênio da atmosfera, entre outras opções”, explica o Coordenador da Emater, Kleso Silva Franco. 

As iniciativas melhoram o sistema produtivo, as condições do solo e automaticamente o produtor pode pensar em uma possibilidade de reduzir um pouco a sua demanda de fertilizantes, aproveitando mais do que o solo teria.

Leia também