O consumo de carne vermelha no Brasil teve queda de 9% no primeiro trimestre de 2023. De acordo com pesquisa feita pela plataforma online Kantar com cerca de 3.800 pessoas, essa baixa está relacionada com a alta nos preços que tem incentivado os brasileiros a substituírem as refeições dos cardápios.
Com o aumento das inflações, essa baixa já estava sendo observada e a carne vermelha foi a primeira a sair da lista. Hoje a proteína representa 39% do consumo se comparado com os 43,1% registrados no primeiro trimestre de 2021. Já a carne suína ganhou destaque e subiu de 4,6% para 9,1% nesse mesmo período.
Em relação a carne de frango o consumo vem se recuperando lentamente em curto prazo. Foi de 25,9% para 28,6%, após um período de alta nos preços em 2022.
A carne de peixe e frutos do mar, apresentaram estabilidade nos primeiros três meses deste ano, com 4,3% do consumo total de proteínas. Contudo, em comparação a 2021 esses alimentos apresentaram queda já que os mesmos correspondiam a 6% do consumo.