Conheça os segredos da pós-colheita de Café, na Fazenda Baixadão

por | jul 11, 2023 | Editoria Especial, Editoria Especial Destaque | 0 Comentários

O Play no Agro apresenta os métodos do pós-colheita utilizados na fazenda Baixadão, em Carmo da Cachoeira, onde Luiza Nogueira, nossa apresentadora, trabalha com a família em uma propriedade de Café. Para analisar e entender como se dá o processo de pós-colheita, o professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Flávio Borém, visitou a fazenda da apresentadora Luísa Nogueira.

Para analisar os processos realizados na propriedade e, também, dar dicas de como melhorar as práticas de beneficiamento dos grãos, Borém, analisou como é trabalhado o Café Natural, que é produzido na fazenda. Cafés estes que têm potencial para serem especiais na xícara com alguns cuidados. “O que mais precisamos observar é: a colheita e todo o processo com muita higiene e cuidado, além do conhecimento do ponto de colheita para possibilitar a produção de cafés com mais qualidade”, afirma Borém. Na visão do professor, é importante equilibrar a “massa” que foi colhida com o espaço e tempo de secagem no terreiro.

O professor ressalta ainda que não é necessário investimentos absurdos e que cafés especiais vão além do uso de fermentação induzida, que pode ser importante para diversificar o cheiro, sabores, acrescentar notas, mas cafés de alta qualidade vão além da fermentação induzida. Outra questão colocada é: o café deve ser lavado ou não? A resposta está na dificuldade de alinhar a colheita com o pós colheita e Borém responde: “É preciso saber quanto está vindo de café da lavoura e qual a minha capacidade de lavar e secar o café para não ocorrer interrupções no processo”, afirma. O que tem ocorrido, na visão do professor, é um investimento em maquinário para colheita, mas por outro lado, não há espaço no terreiro para se colocar o café. “Como solucionar isso para não engrossar o café no terreiro? Fazendo o balanço da massa colhida com o que será trabalhado no pós-colheita”, ressalta.

Para o professor, um dos pontos importantes a ser melhor analisado é realmente se o café deve ser lavado ou não, do ponto de vista operacional, pois a busca do produtor de cafés especiais é agregar valor na xícara e reduzir o custo do processamento da bebida. Em suma, a lavagem do café pode ajudar uniformizar a produção e ainda ter melhor operação do processo. “Lavar o café libera o terreiro com menos dias de secagem”, finaliza.

Leia também