Conab destaca recorde na safra21/22 de grãos em 271 milhões de toneladas

por | set 8, 2022 | Agropecuária Destaques, Milho, Soja, Tecnologia, Tecnologia Destaque, Trigo | 0 Comentários

A Conab divulgou esta semana a expectativa de um acréscimo de quase 14,5 milhões de toneladas na produção brasileira de grãos na safra 21/22, que foi estimada em 271,2 milhões.

Esse foi o 12º Levantamento da Safra de Grãos feito pela Conab, que pontou esse acréscimo mesmo com as adversidades climáticas em muitas regiões produtoras, principalmente no Sul. Segundo a Conab, mesmo com esse cenário, esta é a maior colheita já registrada na série história de produção de grãos no Brasil.

Dentre as ocorrências climáticas, destaque para a estiagem no Sul do Brasil, que impactou severamente a produtividade da soja. No Rio Grande do Sul, a quebra foi de mais de 50%, o que levou a redução na estimativa de colheita em 125,6 milhões, o que representa uma queda de 10% em relação ao ano passado.

Houve recuperação no milho, com uma produção total estimada em 113,2 milhões de toneladas, o que representa um incremento de 30% em relação ao ano anterior.

Ainda segundo a Conab, o resultado poderia ter sido melhor se não fosse a falta de chuvas em Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Esses estados sofreram com estiagens, ataque de cigarrinhas e outras pragas que afetaram muito a produtividade do milho. A Conab ainda destacou que se tratando das pragas, o produtor precisará ficar mais atento na safra 23, no sentido de controlar a ação delas logo no início.

Leia também