Conab apresenta programas e políticas de auxílio à produção agrícola

por | ago 30, 2022

Os programas executados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão sendo apresentados em destaque na 45ª edição da Expointer, que ocorre em Esteio, no Rio Grande do Sul.

A feira é organizada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A Conab integra o estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em conjunto com a Superintendência Federal da Agricultura (SFA/RS), Embrapa e o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA/RS). Técnicos da Companhia estarão no estande durante todo o período de realização da feira para atendimento ao público.

Além dos serviços no estande, a Conab realizará 3 eventos específicos: no dia 29/08, às 10h, uma palestra sobre o Levantamento Objetivo da Safra de Soja 2021/2022 no RS; na sequência, será realizado debate sobre a safra agrícola no estado do Rio Grande do Sul; no dia 30/08, às 16h30, apresenta a Política de Garantia de Preços Mínimos e os prêmios pagos ao produtor (PEP e PEPRO); e no dia 31/08, às 13h30, realiza o Seminário Sobre Aquisições de Alimentos da Agricultura Familiar pelos Órgãos Federais no RS.

Os programas apresentados com destaque no estande da Conab são o Alimenta Brasil, Compras Institucionais, ProVB, Leilão pra Você, fiscalização do Proagro e Seguro Rural, Levantamentos de Safras e Custos de Produção. Durante a feira, também será possível fazer, no estande da Conab, o cadastro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican) e conhecer o potencial de oferta da agricultura familiar aos órgãos compradores.

A feira será aberta ao público com venda de ingressos. A Expointer é um evento agropecuário de destaque nacional e internacional, realizado no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, na cidade de Esteio/RS. Reconhecida como um dos maiores eventos do mundo no gênero, é considerada a maior feira a céu aberto da América Latina. O evento reúne diferentes públicos, desde produtores rurais, trabalhadores das propriedades agrícolas, profissionais da agroindústria, engenheiros agrônomos, pesquisadores, estudantes de escolas técnicas e universidades, público urbano, lideranças do setor, assim como os representantes das principais instituições do agronegócio.