Chuvas irregulares desfavorecem plantio da Soja no Rio Grande do Sul

por | out 13, 2022 | Agropecuária Destaques, Clima, Previsão do tempo, Previsão do tempo Destaque | 0 Comentários

Previsão é de chuvas continuas nos próximos meses no Sul do Brasil 

As chuvas irregulares e o tempo instável no Sul do Brasil tem paralisado em parte alguns plantios de soja. Uma baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, trouxe um clima instável e o registro de chuvas em várias regiões.

Com a instabilidade, a temperatura mais uma vez pouco se elevou e as máximas novamente foram baixas para os padrões climatológicos desta época.  Segundo o boletim da Rural Clima, a previsão para o Rio Grande do Sul, é de chuva continua e quase diária nos próximos meses.

“Isso traz uma condição desfavorável para o plantio da soja e colheita do trigo na região Sul. Nós temos hoje, os corredores de umidade voltados para a região Sul do Brasil, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e até mesmo no Mato Grosso do Sul. Os corredores de umidade estão voltados para essa faixa e a tendência ao longo dos dias é de chuvas irregulares em grande parte dessa área”.

Ainda segundo o boletim, na faixa oeste do Mato Grosso e em Rondônia, também há previsão de chuvas irregulares.  Já na faixa Leste do Pará a Goiás, deverão haver poucas chuvas nos próximos dias.

O agrometeorologista Marco Antonio, da Rural Clima, as chuvas só vão se regularizar em meados de outubro, conforme já havido previsto anteriormente. “O que temos agora são chuvas irregulares, não teremos o plantio paralisado, mas as chuvas serão irregulares nesse período que estamos. A partir do dia 20 as chuvas vão se consolidar em todo Brasil, isso por conta do efeito La Niña”.

Já em relação a ação do La Niña no Brasil, Marco lembra que o fenômeno não atrasou as chuvas, mas não fez com que fossem regulares como no ano passado e a sua influência tem sido de baixa intensidade. “Isso já havia inclusive sido comunicado por nós anteriormente. Em meados da semana que vem, daqui dez dias, teremos chuvas consolidadas em todo Brasil. O Rio Grande do Sul tem chuvas mais irregulares, e vai continuar chovendo ao longo dos meses. Dificilmente terá longos períodos de estiagem igual o ano passado e as chuvas vão chegar dentro da normalidade, chuvas cheias”.

Com Informações: Rural Clima 

Leia também