Caso de “vaca louca” é investigado no Pará

por | fev 22, 2023 | Agropecuária, Agropecuária Destaques, Boi gordo, Economia Destaque, Últimas | 0 Comentários

cow vaccination 2021 09 24 04 12 18 utc scaled

Doença teria sido encontrada em um animal de idade avançada

O Ministério da Agricultura do Brasil está investigando um caso suspeito de doença em uma vaca de sete anos que vivia em uma fazenda no Pará. O ministro Carlos Fávaro disse ao jornal Estadão que um laboratório em Pernambuco e outro no Canadá estão analisando o caso e os resultados devem ser divulgados até hoje, quinta-feira, 22. “A suspeita já foi submetida a exames laboratoriais para confirmação ou negação e, com base no resultado, as devidas providências serão tomadas de imediato”, informou o ministério em nota.

O caso suspeito tem o nome de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), uma doença comumente conhecida como “doença da vaca louca”.

Acredita-se que o caso sugere que é uma forma rara da doença. A forma clássica da doença, causada por uma proteína encontrada em alimentos contaminados, não esteja envolvida no caso. O EEB é um distúrbio neurológico que se manifesta como alterações comportamentais, diminuição da coordenação durante a caminhada e dificuldade em levantar-se da posição sentada. Os animais afetados param de comer e rapidamente perdem sua condição física.

Exames laboratoriais realizados no Brasil deram resultado positivo para a variante da doença, e agora o Ministério da Agricultura aguarda o resultado do contra-teste enviado ao Canadá. Se a confirmação canadense for obtida, as exportações de carne bovina brasileira para a China devem ser suspensas. Isso, devido a existência de um protocolo sanitário firmado entre os dois países em junho de 2015 que obriga o governo do Brasil a informar a China do caso e promover um autoembargo aos embarques, com suspensão imediata das exportações.

Leia também