Brasil deve aumentar em 5,1% área de plantio de trigo

por | mar 23, 2023 | Agenda Agrícola, Agenda agrícola Destaque, Agropecuária Destaques, Plantio, Trigo | 0 Comentários

O Brasil que atingiu recorde de produção de trigo na temporada passada, nesta safra deve ter sua área de plantio aumentada, segundo apontamentos de Safras e Mercado. A estimativa feita pela agência, aponta que o Brasil deve ter uma área de 3,465 milhões de hectares plantados nessa temporada, o que representa um aumento de 5,1% em comparação com o ano passado, quando essa área chegou ao total de 3,297 milhões de hectares.

Segundo o analista de Safras e Mercado, Elcio Amarildo Bento, o atraso da colheita da soja e o custo de produção menor, que proporciona uma expectativa de margens melhores, estão entre os principais fatores para esse cenário. Ainda segundo o analista, em regiões aonde o trigo compete com o milho safrinha, por exemplo, o atraso da soja deixou a janela de plantio do milho apertada. “Com isso muitos produtores devem optar pelo cereal de inverno”.

A situação segundo o analista deve acontecer no Paraná, aonde o milho safrinha é plantado em municípios mais ao norte. Já no Rio Grande do Sul, os últimos anos foram bons em termos de preços, produtividade e qualidade. O estado também abriu para exportações, o que garantiu liquidez, e fez com que os gaúchos estimem para essa temporada um aumento de 5% de área plantada também. A estimativa de Safras e Mercado, é de uma safra de 12,074 milhões de toneladas, superando 525 mil toneladas da temporada anterior.

De acordo com Safras e Mercado, o Rio Grande do Sul deve seguir sendo o maior produtor com um potencial 6,250 milhões de toneladas, seguido pelo Paraná, que deve produzir 4,080 milhões de toneladas e Santa Catarina com 473 mil toneladas.

Leia também