Valor Bruto de Produção do estado de Goiás pode bater recorde em 2022.

por | out 20, 2022

Boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, aponta um crescimento recorde no Valor Bruto de Produção do estado goiano que pode fechar o ano em R$ 106,3 bilhões. O crescimento é de 1,78% na agropecuária estadual comparado com 2021.

A produção de cana-de-açúcar vem contribuindo com essa alta e tem estimativa de crescimento de 2,8%, ou seja, aproximadamente 72,5 milhões de toneladas na Safra 2022/23, comparado com o ciclo do ano passado. Esses números coloca o estado de Goiás como o segundo maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil.

Outros produtos que se destacam na agropecuária do estado são os bovinos, suínos, frangos, lácteos, soja e milho.

Em 2019 o estado foi responsável por 8,22% do VBP nacional. Este ano a expectativa é alta de 8,94%.

Em nota o Secretário de Agricultura do Estado de Goiás, Thiago Mendonça,  ressalta que “O ano de 2022 vai se consolidando como um dos melhores da história do agronegócio em Goiás. Estamos colhendo recordes em vários indicadores importantes, e o VBP é um deles. Com esses R$ 106,3 bilhões, atingimos o maior Valor Bruto de Produção da série histórica do agronegócio goiano, conforme a avaliação do Mapa”, comemora o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.”