TRIGO: Deral reduz estimativa de safra e chuvas ligam alerta para doenças

por | out 28, 2022 | Agenda Agrícola, Agenda agrícola Destaque, Agropecuária Destaques, Plantio, Soja, Trigo | 0 Comentários

No Paraná, o Departamento de Economia Rural – Deral, apontou nova expectativa para a safra de trigo brasileira. Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura, a safra de 2022 de trigo do Paraná deve registrar uma produção de 3,567 milhões de toneladas, 11% acima do que foi colhido na temporada anterior de 2021.  No entanto, é preciso destacarmos que em comparação com a estimativa anterior, essa nova expectativa representa queda. Já que o departamento havia previsto em setembro, uma safra com 3,79 milhões de toneladas. 

A expectativa foi divulgada no último relatório mensal, referente ao mês de outubro. A área cultivada de trigo deve ficar em 1,191 milhão de hectares, contra 1,225 milhão de hectares em 2021, queda de 3%. A produtividade média é estimada em 2.993 quilos por hectare de trigo, acima dos 2.632 quilos por hectare registrados na temporada 2021.

E no que diz respeito à colheita do trigo, os trabalhos seguem em ritmo lento. As chuvas que vêm sendo registradas desde o início do mês não permitiram grandes avanços. O último boletim do Deral, apontou uma evolução de quatro pontos apenas na última semana. Segundo o departamento a colheita a evolução foi para 54% das áreas e se não fosse as chuvas, essa porcentagem estaria 10 pontos percentuais a frente. 

O departamento acredita em prejuízos para as lavouras que serão colhidas por último. Isso porque a Faesc, alertou sobre a ocorrência de pragas e doenças nas lavouras de trigo na região Sul, em Santa Catarina, em função da chuva, com destaque para a volta da doença fúngica chamada giberela que diminui a produtividade do cereal. O boletim considerou  60% das lavouras em boas condições, 28% em condições médias e 12% em condições ruins. 

Leia também