Syngenta lança molécula de controle das pragas, sem precedentes

por | mar 22, 2023 | Editoria Especial, Editoria Especial Destaque | 0 Comentários

Hoje foi dia de acompanhar  a tecnologia em campo com lançamento de uma molécula mais que especial contra as pragas

Em Uberlândia, acompanhei o lançamento de uma molécula, a tecnologia Plinazolin, da Syngenta, que vai transformar o manejo de pragas das principais culturas agrícolas no país, como  de insetos como percevejos, ácaros, tripes, lagartas, moscas e besouros.

O primeiro ponto que gostaria de ressaltar é que vivemos uma realidade de aumento expressivo no número dessas pragas que assolam as lavouras, ameaças em constante evolução. Isso devido as mudanças ambientais que tornam ainda mais difícil para os agricultores cultivarem suas lavouras. Por isso, fornecer aos agricultores soluções eficazes, e de última geração, para proteger seus cultivos é exatamente o que a Syngenta se propõe a fazer, isso eu vi de perto.
A tecnologia apresentou resultados impressionantes para o combate das pragas e aumento da produtividade. Inovação que surge depois de 20 anos do último grande lançamento de algo tão revolucionário. Soluções inovadoras e eficazes que aumentam a produtividade das culturas de uma forma ambientalmente sustentável e responsável.
Percebi nas demonstrações que o produtor por ter segurança no produto, foi um lançamento que mostrou isso, devido a muita pesquisa e comprovação científica.
No campo pude entender de perto como funciona essa inovação com tecnologia Plinazolin, que oferece um novo padrão de desempenho, particularmente, contra pragas para as quais os produtos existentes não entregam um controle efetivo. Essa molécula traz uma solução eficaz nas estratégias de gerenciamento da resistência e substitui produtos químicos mais antigos e menos eficazes. A estabilidade à luz solar e as propriedades resistentes à chuva da tecnologia Plinazolin permitem intervalos de pulverização mais longos e menos aplicações, visando melhorar a produtividade e a qualidade das culturas.
Outro ponto importante para se alcançar excelentes resultados é o investimento no manejo correto. O que me chamou muita atenção é que os próprios pesquisadores ficaram impressionados com o resultado.
Na lavoura, o pesquisador César mostrou para nós o comparativo de um manejo somente com o uso de produtos convencionais, os melhores que já estão no mercado, e do outro, a utilização da nova molécula.
Resultado, o novo ativo proporciona resultado com uma planta mais vigorosa, mais alta, com menos fumagina, maior tamanho de espigas e peso de grãos ou seja, mais produtividade. Sem falar no combate a outras pragas. Os testes foram feitos com diferentes híbridos e gostaria de ressaltar que a genética e o tratamento de sementes também são bem importantes.
Segundo a análise um manejo bem feito com uso da nova molécula que proporciona alta eficácia, se bem pisconada, no início em três aplicações tem longo período residual. Para se ter ideia, o produtor deixou de perder 50 sacas de milho por hectare, é muita coisa, né!
Fiquei imensamente feliz com o convite e com a possibilidade de conhecer tantas inovações direto da fonte.
Luisa Nogueira – apresentadora do Play no Agro

Leia também