Suinocultura: Abandono da atividade cresce no Paraná

por | jun 30, 2023 | Agropecuária Destaques, Carnes, Mercado, Mercado Destaque, Suinocultura | 0 Comentários

Um levantamento recente do Senar, apontou uma queda no número de suinocultores independentes no estado do Paraná, segundo maior produtor da proteína no Brasil. Em comparação com 2022, a porcentagem de produtores independentes caiu de 35% para 20%. O cenário de crise entre os suinocultores já persiste há algum tempo.

O analista de Safras e Mercado, Fernando Iglesias, comenta que desde 2021 a suinocultura brasileira vivencia um momento de crise. Ele ressalta que o período foi difícil para formação de receita na margem do setor, já que os custos de produção estavam em alta.

“A rentabilidade ficou extremamente negativa.  Agora, a dinâmica do mercado é diferente, o quadro é diferente, o que que acontece?   O custo, pelo menos está mais baixo.  Nós temos uma perspectiva mais saudável em torno das exportações ao longo deste ano, expectativa de ligeiro crescimento, e também temos uma expectativa de queda dos custos de nutrição animal”.

Apesar do cenário difícil para o suinocultor independente, Fernando acredita que o último trimestre pode ser um período saudável em termos de formação de receita para os produtores. Ele destaca as dificuldades vivenciada nos últimos tempos. De acordo com ele o produtor independente sofreu muito, em especial na região Sul. “Muitos desistiram da atividade, então é um momento delicado. É um momento difícil, mas é um momento que será superado. As oportunidades virão para a recuperação do setor. Haverá uma melhora dessa rentabilidade ao longo do segundo semestre, mas, lógico, seria muito importante que um ajuste de oferta fosse realizado”.

De acordo com o analista há algum tempo o setor precisa de um ajuste de oferta.  Ainda de acordo com ele, esse ajuste deve reduzir a produção futura para que o setor consiga se adequar à realidade da demanda em que está inserido hoje.

 

Leia também