SIC traz conquistas e projeções para cafeicultura sustentável no Brasil

por | nov 3, 2022 | Café, Editoria Especial, Editoria Especial Destaque | 0 Comentários

Falar de sustentabilidade dentro da cafeicultura é algo comum nos dias de hoje. A cada dia que passa o setor vem se curvando e de adaptando a uma nova cafeicultura. Uma cafeicultura que planeja, cultiva e colhe pensando além da peneira ou da xícara. Uma cafeicultura que pensa no amanhã e em uma estabilidade no campo e fora dele. Por isso, mais uma vez a Semana Internacional do Café – SIC traz o tema em um fórum que vai debater os rumos da cafeicultura sustentável no Brasil.

As reservas naturais estão presentes em muitas fazendas brasileiras produtoras de café 

Afinal de contas, somos os maiores produtores de café do mundo, e como temos respondido as novidades impostas pelo mercado?

O Brasil, grande celereiro mundial, nos últimos anos tem implantado e produzido cada vez mais de forma sustentável. Entre os cafeicultores, a agricultura regenerativa vem sendo cada vez mais implementada.  E você certamente já ouviu em algum momento, essa sigla, ESG. Essa é a sigla que está movimentando o mundo dos negócios e se resume em três conceitos: Meio Ambiente, Social e Governança. O significado dessa pluralidade vem sendo amplamente debatido e chegou até as nossas fazendas e produtores rurais.

As culturas intercalares é uma realidade em muitas fazendas que buscam por uma produção mais sustentável

 

 

 

 

 

 

 

Elencando o cenário atual no Brasil e as últimas exigências que vem montando para um futuro próximo no mercado internacional, um novo cenário, o Fórum da Sustentabilidade deste ano volta os olhos para o que o mercado espera dos produtores brasileiros.

Um grande exemplo que deve entrar nesse debate, é chamada “Agenda Verde”, que vem sendo discutida na União Europeia e que deve se torna realidade, impactando o agronegócio brasileiro, em especial o café.

Os fóruns deverão trazer em discussão, quais as próximas ações para os dez anos e como o cafeicultor deve se preparar para acompanhar o mercado.  Além disso, os debates também colocaram em pauta, as conquistas dos últimos 10 anos. Como o produtor brasileiro tem produzido, e quais as conquistas a partir de uma cafeicultura mais sustentável.

Os fóruns deverão ocorrer nos dias 17 e 18 no auditório principal.

Confira a programação aqui

 

 

Leia também