SIC 22: Café coado nas cafeterias, tema é discutido em painel

por | nov 18, 2022

Café coado ou de capsula? Esse assunto também esteve presente na Cafeteria Modelo da Semana Internacional do Café 2022. O barista e sócio-proprietário de Cafeteria em Curtiba-PR, Daniel Munari, foi o painélista da discussão no evento. Para ele, é importante que seja compreendida a forma como o café é consumido no Brasil. Ele destaca que aproximadamente 85% ou mais da população brasileira, consome café coado.
“Muitas vezes o café expresso, que é um café muito bem feito e que eu adoro, nem sempre entra no gosto do brasileiro. Na minha cafeteria, por exemplo, dá pra dizer que quase 60% do café consumido é coado. Então a gente tem que entender como o brasileiro gosta de consumir o café e entender toda tecnologia que a gente tem hoje de coadores mais modernos, para exatrair o melhor do café e fazer esse trabalho de resgate cultural de se consumir café coado”.
O barista ainda ressalta, que seja no coador de pano ou de papel, ess resgate pode ser ainda mais valorizado com os muitos tipos de preparo nos dias atuais.
“Claro que cresce o consumo de capsula em máquinas caseiras, mas os coadores tradicionais são muito importantes pro Brasil e são métodos muitos bons de preparo. A gente consegue valorizar muito o produto nesse tipo de preparo”.
E se você está s epreguntando o porque desse resgaste cultural, Daniel ressalta que a experiência por trás do café coado, precisa ser valorizada.
“Eu acho interessante elevar a experiência, e o barista com toda sua expertise, consegue extrair muito mais, e quando a gente tá falando de café especial, mercado que cresce 15% ao ano no Brasil, é importante saber como fazer o café. Não é simplesmente fazer como a gente sempre fez, não que tenha algo de errado com isso, mas existem formas hoje, comprovadas cientificamente, que são melhores de se preparar o café, para se extrair o máximo dele”, conclui.