Segunda quinzena de janeiro deve ser marcada por pancadas de chuvas

por | jan 16, 2023 | Agropecuária Destaques, Clima, Previsão do tempo, Previsão do tempo Destaque | 0 Comentários

A previsão para a segunda quinzena de janeiro deve ser de chuvas em todo Brasil, com frentes frias passando pelo Rio Grande do Sul, com chuvas que deverão chegar até o Pará e Maranhão.

O agrometereologista da Rural Clima, Marco Antonio, destaca a respeito dessas chuvas. “As chuvas continuarão mais concentradas na faixa central, pegando então o Sudeste e o Centro-Oeste. Pra essa terceira semana de janeiro, as chuvas tendem a ficar mais em pancadas fortes de verão e na virada do mês, podemos ter um período de invernada”. Já se tratando do clima na região Sul, em especial no Rio Grande do Sul, onde 76 municípios declararam situação emergência por conta da estiagem, o clima segue preocupando.

Segundo o agrometereologista a falta de chuva no estado está associada ainda com a ação do La Niña. “Apesar de ela estar em processo de enfraquecimento, ela continua influenciando o clima e com isso as chuvas estão muito a quem que do ideal para o Rio Grande do Sul em especial”.   Ainda segundo ele, em Santa Catarina, Paraná, Sul do Mato Grosso e até mesmo no Paraguai, as chuvas registradas tem sido melhores.

“Essa estiagem é mais no Rio Grande do Sul, do que propriamente nos demais estados da região. E precisamos lembrar que é mais o Sul do Rio Grande do Sul que está sendo mais afetado. No entanto há previsão de chuvas já pro final dessa semana e também para a semana seguinte”. Marco Antonio ressalta que as chuvas registradas no estado não tem tido volume suficiente.

“Teremos chuvas volumosas para encher reservatório só no outono ou seja, final de março e abril quando as chuvas voltam a se intensificar sobre o Rio Grande do Sul. E ai o outono e o inverno tem tudo pra ser o retorno desses mananciais. Essas condições ainda vão ficar bem complicadas em relação aos reservatórios.  Mas, melhora um pouco mais daqui pra frente, pra agricultura”.

Leia também