Soja: safra americana de soja impacta no Brasil

por | jun 29, 2022

Existe a possibilidade da safra americana de soja ser recorde este ano. A expectativa em torno do anúncio que será feito pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – USDA, é por conta dos impactos que isso deverá causar no mercado.

O especialista em grãos Vlamir Brandallize destaca que em um primeiro momento, o impacto seria no limite de cotações. “Os Estados Unidos está com um clima bom, dentro da normalidade e com condições adequadas para essa safra se desenvolver bem. Obviamente  se confirmado os 37 milhões de hectares plantados, esse seria um número recorde, precisamos lembrar”.

O plantio nos EUA já terminou e as próximas seis semanas deverão ser decisivas, pois podem representar algum, risco para a safra americana. “Terminado o plantio, agora a soja está germinando e na fase de crescimento vegetativo. Então ainda tem muito tempo pela frente. Por enquanto tá andando tudo dentro da normalidade, e se a safra americana vier com 130 milhões de toneladas, esse é um sinal de que no Brasil, para a nova safra, as cotações podem não vir tão altas como as que tivemos no último ano”.

No ano anterior o Brasil teve as melhores cotações do seu histórico. A soja chegou nos portos acima de R$210,00 a saca nos melhores momentos.

“Agora está um pouco abaixo, hoje estão variando entre R$ 190 a R$ 195,00 nos portos, então o mercado recuou um pouco, mas mesmo assim as cotações são bem atrativas. E isso para a nova safra a tendência é que nós estaríamos já perto dos limites das cotações. E o produtor tem que começar olhar pra isso, as cotações já estão boas, e ele deve começar a se posicionar para frente. Porque se tiver uma grande safra americana, o Brasil vai plantar uma área maior. Provavelmente vai crescer a área no Brasil também”.

Para o especialista teremos duas grandes safras no mercado e uma oferta maior de soja, o que deve limitar as cotações. “É interessante o produtor olhar o futuro e se começar a aparecer pra ele cotações que ache vantajosas, que cubra os custos de produção e sobre uma margem de lucratividade, ir fazendo vendas escalonadas, vender uma parte para ir fazendo uma média de comercialização”.