Rabobank prevê queda de 6% na produção brasileira de leite em 2022

por | set 22, 2022 | Agropecuária Destaques, Leite, Mercado, Mercado Destaque | 0 Comentários

Grandes movimentações e expectativas e no mercado do leite esta semana. Os fundamentos do mercado global de lácteos mudaram de rumo no terceiro trimestre deste ano.  O Rabobank divulgou seu relatório trimestral que aguarda a retomada de crescimento no quarto trimestre da regiões chamadas de Big 7 (União Europeia, Estados Unidos, Nova Zelândia Austrália, Argentina, Brasil e Uruguai).

A espera, é aguardada para que se encerre cinco quedas trimestrais consecutivas anuais no mercado de lácteos.  Existe uma expectativa de melhora, com essa taxa de crescimento, mas com risco climático.

Cenário do leite no Brasil

No Brasil, tivemos o registro de uma queda recorde de produção no primeiro trimestre. O preço médio do leite no produtor atingiu R$ 3,18/litro em julho, segundo o CEPEA, valor 38% superior aos 12 meses anteriores e 51% superior ao mês de janeiro.

E a produção vem enfrentando este ano, margens baixas e altos custos, situação que reduziu a oferta do leite brasileiro no mercado. No primeiro trimestre a queda da produção brasileira chegou a 10% e no segundo trimestre contraiu 7,7%.

O Rabobank espera que a produção continue se recupere no segundo semestre, mas também ressalta que o ano provavelmente terminará com uma queda de cerca de 6% em comparação com os níveis de produção de 2021.

 

Leia também