Professor Flávio Borém é o primeiro brasileiro a conhecer o novo protocolo de degustação de cafés especiais da SCA

por | fev 22, 2023 | Economia Destaque, Editoria Especial, Editoria Especial Destaque, Let's Talk Coffee | 0 Comentários

Em expedição com a equipe do Play no Agro por Honduras, na América Central, o professor Flávio Meira Borém, do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), é o primeiro brasileiro à conhecer o novo protocolo de provas de café desenvolvido pela Specialty Coffee Assossiation (SCA).

Durante o primeiro dia do Let’s Talk Coffee, os participantes do evento participaram de um workshop realizado pela SCA. O diretor técnico da instituição, Mário Fernandez, conduziu as apresentações e introduziu o novo formulário aos presentes.

Segundo o diretor, a atualização do protocolo é necessária, uma vez que os cafés especiais evoluíram muito e o método atual está defasado em 20 anos. Mário ainda destaca que o novo formulário cria oportunidades mais honestas para os produtores, uma vez que traz atributos sensoriais para dentro do novo método de cupping.

Em entrevista exclusiva para a equipe do Play no Agro, Borém, que participou do workshop, acredita que o método é uma oportunidade para os cafés especiais encontrarem bons mercados: “O novo método desenvolvido pela SCA vai ampliar a escala de pontuação. A tendência é que o é bom pode melhorar ainda mais e o que é ruim, ou seja, não especial pode cair.”

Borém também aponta que “a inclusão dos perfis sensoriais no novo formulário pode trazer boas oportunidades para que os produtores consigam levar cafés com boas pontuações para os mercados onde estes atributos sensoriais são mais valorizados, o que é benéfico para a receita do produtor”.

O novo protocolo de degustação de cafés especiais será lançado em abril na Specialty Coffee Expo em Portland, Oregon, nos Estados Unidos. Junto ao novo protocolo virá também uma grande ação de educação e conscientização do mercado para entender as mudanças e benefícios do novo processo.

O Let’s Talk Coffee é promovido pela empresa americana Sustainable Harvest e está na sua 25˚ edição. Este ano a cidade Copán Ruínas, em Honduras, é a sede do encontro. Segundo os organizadores, a escolha da cidade tem relação com a “magia Maya que habita a história da cidade”. Copán Ruínas abriga o maior sítio arqueolígico da cultura Maya.

Leia também