Primavera começa nesta semana; confira o clima para safra 23

por | set 20, 2022 | Agropecuária Destaques, Plantio, Previsão do tempo, Previsão do tempo Destaque | 0 Comentários

A primavera começa nesta quinta-feira (22), e termina no dia 21 de dezembro. A estação reflete a transição entre o tempo seco e o chuvoso, assim como o início do transporte de umidade vinda da Amazônia, que define a qualidade do período chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Região Norte (centrossul).

E as previsões, segundo o Inmet – Instituto nacional de Meteorologia, é que os acumulados de chuva na região Nordeste, seja inferior a 100 milímetros. E as temperaturas deverão ser mais elevadas no interior do Nordeste e em grande parte do Norte. (Confira o gráfico abaixo na figura 02)

                                                            Figura 01 / Figura 02

Figura 01: Média climatológica de chuva (a) e temperatura média do ar (b) para o trimestre Outubro, Novembro e Dezembro. Período de referência: 1981 – 2010. Fonte: INMET

Para o Sudeste, o Inmet trouxe a previsão de chuvas acima da média nos próximos três meses. Em São Paulo, a região Sul, deverá ter ocorrências abaixo da média, mas com o retorno das chuvas regulares em novembro e a previsão de temperaturas também abaixo da média.

Já na região, as previsões indicam maior probabilidade de chuvas abaixo da climatologia em toda a região, em decorrência dos impactos que o fenômeno La Niña pode causar. As temperaturas serão próximas à climatologia e ligeiramente abaixo da média na Região Sul.

 

Ocorrência do La Niña e as culturas de verão na safra 23

O Inmet também deu nota a respeito da ocorrência do fenômeno La Niña até o início do mês de dezembro.  Segundo o Inmet, em anos de La Niña geralmente ocorre uma redução das chuvas na Região Sul do país, enquanto há um aumento nas regiões Norte e Nordeste. Entretanto, é importante destacar que o clima no Brasil não é apenas influenciado pela atuação desse fenômeno, pois existem outros fatores a serem considerados que também interferem nas condições de tempo e clima no país, podendo atenuar ou intensificar os efeitos da La Niña, fazendo com que a previsão climática nas regiões produtoras seja avaliada com atenção.

No Brasil Central, o prognóstico climático aponta para o retorno gradual das chuvas, principalmente em outubro, o que será importante para a elevação do armazenamento de água no solo e estabelecimento das fases iniciais das culturas no campo, como a soja, milho e algodão.

Já na Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, a previsão de chuvas abaixo da média pode impactar o início da safra de grãos nessas áreas. Entretanto, é importante notar que os acúmulos de chuva que têm ocorrido na Região Sul desde a segunda quinzena de agosto têm mantido o armazenamento de água no solo acima de 50% em grande parte da região, o que pode contribuir para o menor impacto nas fases iniciais dos cultivos da safra de grãos, caso ocorram chuvas abaixo da média.

No MATOPIBA, região que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o início da safra de verão pode ser marcado por chuvas dentro ou acima da média climatológica, principalmente nos meses de novembro e dezembro. Essas chuvas serão responsáveis pela elevação dos níveis de água no solo, principalmente em áreas do oeste da Bahia e no estado do Tocantins, favorecendo o estabelecimento e as fases inicias das culturas agrícolas.

Leia também