O impacto da China comprar milho brasileiro no mercado

por | nov 30, 2022

A China que é o maior parceiro comercial do Brasil, agora também importa do milho brasileiro. E isso obviamente reflete em nosso mercado interno. O milho brasileiro já começou a ser embarcado para o país asiático, que estima importar 18,0 milhões de toneladas do cereal na safra 2022/23.

A abertura de um grande mercado consumidor para o milho brasileiro, traz a expectativa de que a produção brasileira seja ainda mais impulsionada.  E a novidade pode, dependendo de como ocorrer na prática, impacta o mercado interno, segundo especialistas.

A aposta é que o novo acordo vai movimentar o mercado, pensando principalmente para o lado da exportação. Muitos acreditam em uma exportação até a virada para 2023 na casa do meio milhão de toneladas do milho brasileiro para a China.

O Brasil já vinha crescendo no cenário mundial de milho, como segundo maior exportador, as importações da China, abrem a possibilidade de um aumento maior ainda na produção brasileira. Apesar do cenário ainda ser incerto e estar totalmente associado ao quando a China vai deixar de comprar dos Estados Unidos. E precisamos lembrar que o novo cenário, pode também alterar o quadro de ofertas e demandas. O Brasil mantém a expectativa de uma produção de 127 milhões de toneladas para a safra 22/23.