“Não podemos fazer sol e nem parar de chover” , diz governador Zema sobre dificuldade com o clima

por | nov 17, 2022

Durante o segundo dia da Semana Internacional do Café, um dos principais assuntos levantados foi a busca de quais ações serão tomadas para amenizar os impactos climáticos que assolam a cafeicultura mineira há dois anos.

Nesta quinta-feira (17), acompanhamos a cúpula da cafeicultura reunida junto a Frente Parlamentar do Agronegócio para discutir o tema. Foram levantadas na ocasião inclusive a possibilidade de novos seguros para os produtores.

Mas para o governador Romeu Zema, a questão clima, não necessariamente é um problema do governo.  Segundo ele, através da Emater, o governo tem apoiado alguns produtores com emissão de laudos. No entanto, ele pontuou que esse trabalho são soluções paliativas, e o assunto se trata de uma questão de políticas públicas.

“É um fator de gestão zero, não temos condições de fazer chover, fazer calor, nem fazer esquentar menos”.

Ainda segundo o governador, Minas Gerais já atingiu sua cota de contribuição em relação a redução de emissão de carbono.

“Mas lembrando que Minas é um estado no Brasíl, e o Brasíl é um país no mundo. Esse é um desafio para todo ser humano”.

Já o Secretário de agricultura de Minas Gerais, Thales Fernandes, ao contrário do governador, pontuou o momento que a cafeicultura mineira tem vivenciado.

“Esse evento é justamente pra isso, pra discutir o momento delicado que estamos vivendo. Nessa manhã tivemos uma reunião importante, no sentido de assegurar formas de auxiliar o produtor nessa situação difícil com o clima” afirma o secretário.