Fevereiro deve marca chuvas nas principais regiões cafeeiras

por | fev 5, 2024 | Agenda Agrícola, Agenda agrícola Destaque, Agropecuária Destaques, Clima, SOL, TEMPERATURAS | 0 Comentários

Alerta: região Norte do interior de SP deve mês seco com temperaturas elevadas

As águas para o mês de fevereiro devem ser mais frequentes, segundo previsão da Rural Clima. Atingindo metade norte do Brasil, a região Central do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, áreas do Matopiba e Pará, o mês deve ser mais chuvoso.

“Ainda não temos expectativa para invernadas, temos condições para a formação de corredores de umidade, mas que ainda não devem ser invernadas prolongadas de mais de cinco dias. Claro que dois ou três dias ainda podem ficar mais chuvoso, um tempo mais fechado, pode até atrapalhar algumas atividades no campo, mas períodos prolongados de invernada não temos previsões”, explica a agrometereologista da Rural Clima, Bruna Peron.

Destaque na previsão mensal para as áreas Centro-Sul ao longo do mês, que deve ter chuvas irregulares. Segundo as previsões, não há estimativa de muitas chuvas para a região ao longo do mês, especialmente na primeira quinzena. E o cenário se repete em áreas como São Paulo, Mato Grosso do Sul, partes do triângulo minério e região Sul de Goiás e grande parte do Sul do país.

Na segunda quinzena, o que deve marcar é o tempo seco predominando a maioria das regiões produtoras, com pancadas isoladas de chuva.

Como ficam as regiões cafeeiras?

No que diz respeito as regiões cafeeiras, para o Sul de Minas e Alto Paranaíba, as condições são de chuvas ao longo de fevereiro. “Temos condições favoráveis de chuvas e também deveremos ter episódios mais frequentes dessas águas, e em bons volumes. Podemos ter alguns períodos de abertura de sol, porém com chuvas sempre regulares”, ressalta Peron.

O alerta fica para a região Norte de São Paulo, que segundo as previsões, deve ter chuvas irregulares ao longo do mês, com predominando ao lado de um tempo seco e temperaturas ligeiramente elevadas.

Leia também