LEITE: Preço cai 5,7% em julho; importações pressionam cadeia

por | set 4, 2023 | Agropecuária Destaques, Leite, Mercado, Mercado Destaque | 0 Comentários

Em julho, o mercado do leite cru enfrentou sua terceira queda consecutiva de preços quando captado pelos laticínios. De acordo com pesquisas conduzidas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, o valor médio atingiu R$ 2,4142 por litro na “Média Brasil” líquida, marcando um declínio de 5,69% em relação a junho e uma queda de 35% quando comparado a julho do ano anterior, ajustado pela inflação do IPCA de julho de 2023.

É importante destacar que essa depreciação do leite durante este período é incomum para o setor, uma vez que historicamente ocorre um aumento nos preços devido à entressafra, quando a produção não é impulsionada pelas condições climáticas. No entanto, em 2023, os preços estão se comportando de forma atípica devido ao enfraquecimento do consumo, ao aumento das importações e à redução dos custos de produção. Esses fatores combinados estão contribuindo para a queda em toda a cadeia produtiva.

A pesquisa realizada pelo Cepea em colaboração com a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) demonstrou que os preços do leite UHT, leite em pó (400g) e muçarela negociados entre indústrias e distribuidores no estado de São Paulo diminuíram 2,1%, 5,9% e 3,7%, respectivamente, de junho para julho. Em comparação com o mesmo período de 2022, esses produtos sofreram uma desvalorização de 35,8%, 23,9% e 36,4%, ajustados pela inflação do IPCA de julho de 2023.

O aumento das importações ao longo deste ano tem aumentado a oferta interna de produtos lácteos e pressionado os preços em toda a cadeia. Embora os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) indiquem uma queda de 12% nas importações em julho em relação a junho, o volume total importado foi significativamente maior, chegando a mais de 185 milhões de litros em equivalente de leite, um aumento expressivo de 71% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os preços competitivos dos produtos lácteos importados em relação aos produtos nacionais continuam a viabilizar as importações.

Além disso, é importante mencionar que os custos da pecuária leiteira começaram a cair no início deste segundo semestre, seguindo a tendência de baixa observada nos meses anteriores. O Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira registrou uma queda de 0,41% em julho na “Média Brasil”, principalmente devido à desvalorização do concentrado, dos adubos e dos corretivos. Nos primeiros sete meses do ano, os custos da atividade acumularam uma redução de 6,15%, incentivando investimentos na produção, o que resultou na recuperação da oferta de leite mesmo durante a entressafra. O Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea registrou um aumento de 4,76% em julho na “Média Brasil”, marcando a quarta alta consecutiva.

Leia também