Leite: Custos de produção tem segunda queda consecutiva desde agosto

por | nov 9, 2022 | Agropecuária Destaques, Leite, Mercado, Mercado Destaque | 0 Comentários

Os custos de produção do leite voltou a cair pelo segundo mês consecutivo. Segundo a Embrapa Cileite, a variação do mês de outubro foi de -0,4%. Nos dois últimos meses essa queda já se acumulou em -1,3% desde agosto.

Já no acumulado dos dez primeiros meses do ano, o custo de produção acumulou um aumento de 3,0%, e no acumulado de doze meses, a inflação dos custos atingiu 4,8%.

Maiores impactos na queda do custo de produção

O grupo Volumosos novamente apresentou a maior variação negativa, resultante da queda de preços dos adubos e do óleo diesel, que reduziu o custo de produção de silagem. Os preços dos itens que compõem este grupo registraram queda de 2,8%, em relação a setembro, acumulando deflação de -8,3% em relação aos custos de agosto. Este fato foi importante, já que a produção de alimentação verde tem peso significativo no cálculo do custo de produção de leite. O grupo Energia e combustível apresentou queda de -0,8% no mês, acumulando queda de -2,7% nos dois últimos meses. A elevação de custos ocorreu de modo destacado em apenas dois grupos que custos que compõem o ICPLeite/Embrapa. O grupo Qualidade do leite teve variação de 2,3%, mas o impacto foi restrito, já que peso deste grupo no cálculo do ICPLeite é de 3,4%. Já os custos com o Grupo Sanidade e reprodução cresceram 0,9%. Os custos do grupo Concentrado cresceram 0,3% e o grupo Minerais teve elevação de preços de 0,1%. Não houve variação no custo da Mão de obra em outubro.

O boletim também destacou a inflação mensal de 2022 para os custos do leite, que estaria apresentando volatilidade incomum, alternando em quedas e elevações súbitas. O ICPLeite/Embrapa registrou inflação em cinco meses e deflação em outros cinco, entre janeiro e outubro. Nos dez primeiros meses do ano, o ICPLeite/Embrapa acumulou uma inflação de custos de 3,0%. Outro destaque, é que o custo de produção acumulado em 12 meses vem caindo ao longo de 2022 e atingiu 4,8% em outubro

Leia também