Invasões do MST: Governo se manifesta e banca ruralista abre investigações

por | mar 10, 2023 | Agropecuária Destaques, Editoria Especial, Editoria Especial Destaque | 0 Comentários

Nas últimas semanas houve novos registros de invasões de terra em algumas regiões brasileiras, em especial na Bahia. Nesta semana, o governo federal se manifestou a respeito do assunto.

Segundo o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o governo Lula tem repudiado este cenário. “Em hipótese alguma vamos compactuar com invasão de terra produtiva”, afirmou Fávaro. Na estrutura do primeiro escalão do Executivo em nível nacional, ele endossou não estar sozinho nesse tipo de posicionamento. Pelo contrário, enfatizou. “Trago essa mensagem também do presidente Lula.”

Durante o Carnaval, a Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) invadiu mais de 10 fazendas em São Paulo, no Paraná e no Rio Grande do Sul. Na última semana, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) promoveu série de invasões em terrenos mantidos pela empresa Suzano Papel e Celulose em quatro municípios da Bahia.

E apesar da posição firme do ministro, na Câmara dos Deputados, a bancada ruralista protocolou um requerimento nesta quinta-feira, para a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Essa comissão deve investigar as invasões de terras produtivas na Bahia e em São Paulo. Segundo o deputado Evair de Melo (PP-ES), segundo vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na Câmara, afirmou que já está coletando assinaturas para a CPI.

Ainda segundo ele, o objetivo é descobrir a origem do financiamento dos atos realizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

 

Leia também