Inmet destaca redução das chuvas no Sul e altas temperaturas

por | jan 11, 2023 | Agropecuária Destaques, Clima, Previsão do tempo, Previsão do tempo Destaque | 0 Comentários

O Instituto Nacional de Metereologia – Inmet, divulgou as previsões para os meses de janeiro, fevereiro e março no Brasil. Chamou atenção nesse levantamento a escassez de chuva no Sul e o registro de altas temperaturas. O boletim do Inmet, apontou que a previsão a persistência do fenômeno La Niña, deve ocasionar a redução das chuvas em grande parte da região, em especial no Rio Grande do Sul. Essa situação inclusive, causou restrição hídrica nas fases iniciais dos cultivos de primeira safra.

Segundo o Inmet, as chuvas previstas dentro e abaixo da média poderão reduzir ainda mais os níveis de água no solo, principalmente em áreas do centro-sul do Rio Grande do Sul, conforme é previsto pelo modelo do INMET.  Este cenário já traz preocupações, porque pode impactar negativamente as culturas agrícolas que se encontrarem em estádios fenológicos mais sensíveis como a soja, milho primeira safra e feijão.

No Sudeste a temperatura deve subir em algumas áreas

Já no Sudeste, o boletim pontuou chuvas acima da média em São Paulo, no demais estados, as chuvas devem ficar abaixo da média para o trimestre. E a temperatura vai subir em alguns pontos específicos, acima da média histórico, como no Triângulo minero, noroeste de Minas e centro-oeste de São Paulo.

O Inmet também destacou que o grande volumes de chuva registrados na região nos últimos meses, contribuíram muito para a umidade do solo e favoreceu o estabelecimento da safra 22/23.  Alerta somente para o norte de Minas e para o Espiríto Santo, onde as chuvas previstas abaixo da média, traz a previsão de baixos níveis de água no solo, o que pode causar danos em algumas culturas ainda em desenvolvimento.

 

Leia também