IBGE apresenta aumento no abate de bovinos

por | mar 16, 2023 | Agenda agrícola Destaque, Agropecuária Destaques | 0 Comentários

O volume agora é de 29,80 cabeças de gado, um aumento de 7,5% (mesmo com a crise causada pela “vaca louca” no Pará – já comprovada como caso atípico)

De acordo com as estatísticas da produção pecuária, divulgada na última terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o abate de bovinos no Brasil cresceu 7,5% em 2022, chegando a 29,80 milhões de cabeças. Esta é a primeira vez em dois anos que o abate de bovinos apresenta crescimento no país.

Suínos

Já o número de abates de suínos no Brasil aumentou 5,9% em 2022, atingindo um total de 56,15 milhões de cabeças. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também mostram que os abates de suínos aumentaram em todos os meses de 2022, quando em comparação com o ano anterior.

Este aumento nos abates de suínos pode ser atribuído a vários fatores, incluindo um aumento do preço da carne bovina e a opção por carne suína, além de produtos relacionados, melhorias nas práticas de criação de suínos, reprodução e avanços em tecnologia.

Frangos

Os frangos não tiveram a mesma projeção, pelo contrário, foram 1,26 milhão de cabeças a menos e totalizou o abate de 6,11 bilhões de aves abatidas em 2022. É a segunda maior queda da série histórica de pesquisas iniciadas em 1997.

Leia também