Gripe aviária: França confirma novos focos e Honduras decreta emergência sanitária

por | jan 16, 2023 | Agenda Agrícola, Agropecuária Destaques, Aves | 0 Comentários

Os casos de gripe aviária pelo mundo, tem ocasionado a escassez de ovos em muitos países. Nos Estados Unidos, o aumento nos preços já realidade e isso fez com que algumas empresas fornecedoras alcançassem recordes de vendas no último trimestre.

Um choque de oferta desencadeado pelo surto mais letal de uma gripe aviária altamente patogênica, trouxe esse cenário.  Só nos Estados Unidos, a gripe aviária matou mais de 50 milhões de aves desde o início de 2022, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

E o resultado, foi o aumento de preço no varejo nos últimos meses, que subiu 11,1% de novembro a dezembro e 59,9% anualmente mais que qualquer outro item nos mercados.

Gripe aviária no mundo

Três novos casos de focos de gripe aviária de alta patogenicidade foi confirmado pela França. O número de casos no país, desde 1º agosto chegou a 273.  A curva de crescimento do número de focos acentuou-se em dezembro. Até o dia 2 do mês passado, havia 100 casos em território francês. O risco de o vírus continuar se espalhando é alto, segundo as autoridades francesas.

Em Honduras o governo decretou emergência sanitária por 90 dias após detectar a gripe em pelicanos na Costa do Caribe.  O período de emergência, prorrogável em função da evolução epidemiológica, foi determinado “com o objetivo de prevenir, controlar e eliminar a presença da gripe aviária H5N1 de alta patogenicidade em aves domésticas e selvagens”.

No início de janeiro, as autoridades relataram dois surtos de infecção por influenza aviária H5N1, quando mais de trinta pelicanos mortos foram encontrados.

Leia também