H1N5: Brasil deve ganhar mais espaço no mercado com casos aumentando

por | nov 10, 2022 | Agenda Agrícola, Agenda agrícola Destaque, Agropecuária Destaques, Aves | 0 Comentários

O registro de gripe aviária em vários países nos últimos dias deve favorecer as exportações de carne de frango brasileira. Casos de influenza aviária do tipo H1N5, que não comum nesse período do ano, tem afetado países importantes e estratégicos na produção de aves e ovos.

Entre esses países estão, México, Estados Unidos, União Europeia e Colômbia. Nessas regiões recentemente foram detectados casos do vírus e o abate de aves infectadas.  O alerta da Organização Mundial de Saúde Animal, é a necessidade do abate de aves infectadas. Isso que por se tratar de uma doença altamente contagiosa e que já teve registro de casos em humanos, quando apresentou também alta letalidade.

Segundo maior exportador mundial de frango, o Brasil ganha mais espaço no mercado com a disseminação da gripe nos principais países afetados, por conta dos riscos sanitários.

De acordo com publicação da Scot Consultoria, o cenário pode favorecer as exportações brasileiras. Em outubro o Brasil exportou 3,73 milhões de toneladas. Vale destacarmos que o Brasil é o único país que nunca reportou nenhum caso da doença.

Leia também