Grão: estimativa de produção no Brasil é de 370 milhões de toneladas para safra 2031/32

por | jan 12, 2023 | Agropecuária, Agropecuária Destaques, Mercado, Mercado Destaque, Milho, Plantio, Soja | 0 Comentários

A produção brasileira da safra 2031/32 pode chegar a 370,5 milhões de toneladas. Um crescimento de 37% em uma década se comparado com a produção atual. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), pela Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo Departamento de Estatística, da Universidade de Brasília (UnB).

Segundo estudo, esta produção destaca o milho de segunda safra e a soja que ao ano pode ter um crescimento de 2,7%. A pesquisa destaca que a região do Mato Grosso que terá a maior produção de milho no Brasil pelos próximos anos. O estado pode ir de 41,6 toneladas para 57 toneladas, no mesmo período.

Esta estimativa contraria os dados divulgados pela Conab que aponta uma redução na produção, indo de 312 milhões de toneladas para 310,9 milhões neste ano.

Um dos fatores contribuintes para o crescimento da produção é o aumento das vendas no mercado interno e as exportações, junto com a alta produtividade. Além disso, a tecnologia será um fator importante assim como as áreas de plantação que também deve crescer neste período.

Exportações

Para as exportações brasileiras, a estimativa é que o país exporte 114,9 milhões de toneladas de soja grãos, ou seja, 49 % a mais se comparado com o atual cenário e 19,5 milhões de toneladas de soja farelo, 9,5% a mais do que o momento.

Leia também