Frutas vermelhas revolucionam agricultura familiar no Sul de Minas

por | ago 23, 2023 | Editoria Especial, Editoria Especial Destaque, Hortifruti | 0 Comentários

O município de Machado tem se destacado significativamente na produção de frutas vermelhas em Minas Gerais, chegando a representar 20% da produção estadual. De acordo com a Secretaria de Agricultura de Machado, atualmente a cidade possui 27 hectares destinados ao cultivo dessas frutas, resultando em uma produção de mais de 200 toneladas no último ano. A expectativa para este ano é que a cidade alcance uma produção de quase 400 toneladas de frutas vermelhas.

“Fazendo referência a um levantamento realizado pela Embrapa Clima Temperado, na cidade de Pelotas, é notável que Machado figura entre os dez municípios brasileiros com maior área plantada e produção de frutas vermelhas. O que temos experimentado coloca a cidade como um polo relevante dessa produção no Brasil”, explica o Secretário de Agricultura, Fernando de Oliveira.

O projeto para o cultivo de frutas vermelhas na cidade teve início através de incentivos municipais, e atualmente Machado já está na quinta colheita. O Presidente da Associação dos Produtores de Frutas Vermelhas de Machado, Aleandro da Silva, compartilha como essa atividade se tornou tão lucrativa e tem beneficiado os produtores.

“No começo enfrentamos diversos desafios, sendo o principal deles a convicção dos produtores na viabilidade dessa cultura, que difere consideravelmente da nossa cultura principal, o café. São práticas completamente distintas, incluindo manejo e cuidados culturais. Foi necessário buscar um grande conhecimento para efetuar essa transição. Contudo, hoje, em uma área relativamente pequena, conseguimos colher uma quantidade considerável de frutas, o que tem acrescentado valor à nossa produção de café.”

Visando ressaltar esse esforço, a Fenec 2023 dedicou um espaço exclusivo à agricultura familiar, cujo foco principal é, em grande parte, a produção de frutas vermelhas. Nesse espaço, os produtores expuseram os produtos derivados desse cultivo, que estão começando a ser comercializados localmente, incluindo biscoitos, sorvetes, doces e geleias elaborados a partir das frutas cultivadas na região.

Leia também