Fenômeno La Niña pode impactar inverno brasileiro segundo NOOA

por | jan 25, 2024 | Agropecuária Destaques, Clima, Previsão do tempo, PREVISÃO DO TEMPO, Previsão do tempo Destaque | 0 Comentários

A agricultura brasileira foi severamente impactada pelo fenômeno El Niño em 2023. No entanto, o que chama atenção nesse momento, é a possibilidade de uma La Niña. Foi isso que o CPC NOOA — o Centro de Previsão Climática dos Estados Unidos, apontou em seu último relatório.

“Atualmente estamos sob efeito do El Niño, já passamos pelo pico e agora ele está em decadência. E afinal, uma fase neutra vai se configurar ficando ativa até o fim do verão e aí teremos a presença da La Niña”, explica o meteorologista Davi Moura.

A previsão aponta que o El Niño deve manter sua atuação até o final do verão, quando, inclusive, a fase neutra deve entrar em ação. O La Niña, segundo as previsões, deve ganhar força no início do inverno, entre os meses de julho e agosto.

“A fase neutra é prevista para maio, junho e julho, quando também a La Niña começa a ganhar bastante força. E entre os meses de agosto, setembro e outubro ela deve continuar ativa”, ressalta Moura. Já para o inverno, caso a La Niña venha se configurar, isso tende a ser favorável para temperaturas mais amenas, principalmente no centro-sul do Brasil, conforme as previsões.

Leia também